20 de janeiro de 2009

"Nasci en Palestina"

Esta chacina na Palestina, orquestrada pelo governo israelense, não mostra apenas o martírio de um povo que há mais de quarenta anos tem seu território invadido e sua vida supliciada, nos mostra, sobretudo, o quanto vivemos num mundo no qual se produz tanto seres humanos dóceis e domesticados como lixo humano descartável. Aos primeiros é reservado o reino do consumo e dos inúmeros prazeres oferecidos pelas indústrias capitalísticas; aos últimos, é dado como benção o martírio que leva de suas casas até a lata de lixo mais próxima. Qual a diferença entre os famintos da África, os favelados do Rio de Janeiro, os pobres da Colômbia, os moradores de rua de São Paulo e os palestinos em Gaza? Todos estes se transformaram em vidas nuas, isto é, vidas contras as quais qualquer tipo de atrocidade pode ser cometido impunemente. Assim sendo, o nosso século pode ser novo, mas ainda engolimos as mesmas e velhas mentiras que justificam as guerras, que legitimam as matanças, que naturalizam as desigualdades, que criminalizam os pobres. Neste mundo atual, atordoado por cifras incalculáveis e atolado em sangue e miséria, a democracia é uma farsa que alimenta cotidianamente a nossa paralisia diante de nosso próprio estado. O que podemos fazer, no mínimo, por nós mesmos é não aceitarmos o mundo como ele é, mas ousarmos transformá-lo. Talvez os reacionários de plantão digam que isso não passa de mais um sonho romântico e ingênuo; os sonhadores, por sua vez, confessem que este sonho também é deles. Por minha parte, sei o quanto uma vida sem sonhos não passa de um pesadelo real, mas que, por outro lado, apenas sonhar não faz com o movimento das águas do mundo mudem seu curso.

Por fim, vale a pena ouvir / ver o vídeo que fiz da canção “Naci en Palestina”, da cantora Amel Mathlouthi.


3 comentários:

Flor disse...

Sera que esse novo presidente americano vai meter a colher nesse vespeiro? Sinceramente, nao da pra fazer mais do que esperar pra ver. Bjo

Nobilíssimo Gêiser disse...

Olá, J.R.! Parabéns pelo blog. Sucesso e longevidade é o que eu desejo.

Visite e comece a seguir a página oficial do projeto S.U.P.R.A. Vida Secular! Está feito o convite para conhecer toda a musicalidade do meu modesto sítio.

> www.supravidasecular.blogspot.com

Desde já, agradeço por sua atenção!!!

Rúbia Barros disse...

Oi!
passei aqui pra dizer que tenho lido os seus textos, é que muitas das vezes eu não deixo comentários
:( , mas hoje eu to deixando,rsrssrsrs.
Um ótimo fim de semana pra você, e seu blog está lindo!