9 de agosto de 2010

Lista suja do trabalho escravo no Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego divulga lista atualizada todo semestre com o nome de quem usa trabalho escravo no Brasil. A "lista suja", como é conhecida, pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.mte.gov.br/trab_escravo/lista_suja.pdf.

De acordo com a jornalista Lúcia Rodrigues (Revista Caros Amigos, julho 2010),

“A impressão que se tem é a de que se está entrando no túnel do tempo e retornando alguns séculos no calendário gregoriano. Aos olhos dos mais desavisados, pode parecer estranho e até mesmo irreal que ainda hoje existam pessoas sendo submetidas à escravidão em nosso país. Mas infelizmente essa gravíssima violação aos direitos humanos é uma dura realidade no Brasil do século 21”.

“Milhares de pessoas ainda são submetidas a trabalho forçado e a condições degradantes no campo e na cidade. Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2005, estimava em 25 mil o número de trabalhadores mantidos em condições análogas a de escravos no país. Destes, 80% atuavam na agricultura e 17%, na pecuária. Os números do organismo internacional, no entanto, parecem estar subdimensionados se levarmos em conta o total de trabalhadores libertados pelos agentes do governo federal na gestão do presidente Lula. De 2003 a maio de 2010, foram retirados da condição de escravos 31.297 pessoas, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego”.







Um comentário:

(marta silva) disse...

é de assustar e entristecer e emputecer :T

(sumi por conta do tcc, mas ja voltei :D)

;*