18 de janeiro de 2009

Deus lhe pague

O mundo é um moinho; a vida, ou melhor, roda viva, insiste em girar, rodar, deixando-nos em voltas com a flor e o espinho; com casas simples e baldias, que atravessam nossos caminhos. Na praça vazia um grito um ai, casas esquecidas com viúvas nos portais. Aliás, quantas pedras, buracos e perdas nestas estradas por onde passam, em procissão, mas sem holofotes, os retirantes de uma vida seca e ressequida. Pela varanda, flores tristes e baldias. Deus lhe pague: pela fumaça, pela cachaça, pelas mortes, pela fome, pelas chacinas tão irreais, mas, ainda assim, tão recorrentes. E eu que não sou crente, peço a Deus por esta gente; gente humilde e pobre; gente que, em nossos dias, virou lixo e, por isso, é exterminada a luz do dia.

O pequeno trecho acima faz parte da minha dissertação de mestrado cujo tema refere-se à produção de vidas descartáveis e de subjetividades submissas, hoje, na cidade do Rio de Janeiro. No mesmo, faço referência a algumas canções, como: o mundo é um moinho (Cartola); Roda Viva (Chico Buarque); A flor e o espinho (Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Alcides Caminha); Ponta de areia (Milton Nascimento & Fernando Brant); Gente humilde (Garoto, Chico Buarque e Vinicius de Moraes); Deus lhe pague (Chico Buaque).

Abaixo está uma montagem de fotos que fiz sobre a música “Deus lhe pague” de Chico Buarque e que publiquei, também, no youtube.


4 comentários:

Flor disse...

Simplesmente emocionante! essa musica eh muito boa! bjo

Carol Arêas disse...

Adoro citações, adoro Chico e adorei seu post!

Sonia Schmorantz disse...

Para refletir:
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...
Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo
de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
(William Shakespeare)

Faça dessa nova semana um novo início rumo à
felicidade.
abraços

Fabiano Rabelo disse...

da música a montagem, um tapa na cara.