24 de outubro de 2008

Normal

Sorria para câmera
Você está sendo filmado
Diga bom dia para o vizinho
Pois ele espera ser cumprimentando.

Antes de atravessar a rua olhe
E siga se não estiver vindo carro
Só dê esmola a quem lhe implore
E se lhe virem dando, dê o dobrado.

Não diga que o cabelo da moça está feio
Nem que a barriga do homem está grande
Finja que você é indiferente e demonstre respeito
Por todos aqueles que com você são arrogantes.

Veja
Todos aqueles realitys shows da tv
Mesmo se não se interessa por aquelas besteiras
Não importa, é o que dizem que você precisa ver

Leia todos os best-sellers fúteis e irrelevantes
Compre-os avidamente e assim
Deixe-os solitários na estante
Quem sabe com o tempo e a poeira
Eles se tornem menos ruins e
Um pouco mais interessantes.

Na época eleitoral não deixe de votar
Escolha um candidato
Dentre os mais comentados
E depois se esqueça do voto dado
E vá passear.

Não deixe de ir ao shopping nos feriados
Olhar as vitrines e, sobretudo, comprar produtos
Esprema-se entre a multidão
E, não se esqueça, lá você não pode cuspir, nem falar palavrão.

Por hora, isto é apenas o começo
Logo haverá um novo pequeno grande manual
E você deverá segui-lo a qualquer preço
Para que mereça o titulo de “normal”.

3 comentários:

Tânia Duarte disse...

Olá!
Esta poesia fez-me rir :)
sei que não há motivos para isso, mas foi a primeira coisa que me fez vir ao cimo, foi um riso.
Um riso de gozo!
As pessoas continuam a não ver a realidade e a acreditarem na que está tudo bem.
Mas enfim... um dia eu tenho esperança que isto mude!

Publiquei a tua poesia no blog, e já dei titulo. Espero que esteja á altura da poesia!

Bjs*

(Marta Selva) disse...

ok, muito muito bom.
me lembrou duas coisas.
1. a teoria do medalhao do Machado de Assis, conto que passei horas me embolando de rir com a sagacidade deste mestre, que vc provou aí compartilhar.
2. uma musica interessante do grupo; Moveis Coloniais de Acaju, musica; perca peso agora.

enfim.. sempre bom passar por aqui e ser renovada por boa literatura.
falando nisso.. eu queria te indicar um livro que acabei de ler.. na verdade..acabei de devorar.. li em um final de semana e é belissimo.
livro: Historias do Rio Negro, de vera do val.
alem de conhecer um pouquinho da minha terra (eu sou de manaus-am) voce vai se deliciar com os contos muito bem elaborados, ela eh de sp mas mora aqui ja fazem uns 10 anos...acredito.

fica o elogio e a dica ;*

Anônimo disse...

Olá, gostei muito de seu blog. Eu o conheci através do blog Gritos Verticais, do André Luis.

Vamos fazer uma troca de links? Meu blog:

Frases
http://www.estrategista.com/

Aguardo seu contato.

Um abraço;
Bruno Sanches